ODS/ESG

FÓRUM ESG aborda os direitos humanos fundamentais à água e ao saneamento

Cesama traz para o debate, no Fórum ESG, o professor Léo Heller, um dos maiores especialistas sobre o tema, no mundo. O evento acontece no Moinho, 30 de agosto, às 19h, com entrada gratuita.

 

Em comemoração aos seus 60 anos, a Cesama, empresa parceira do Fórum ESG Juiz de Fora, coordenado pelo Moinho, apresenta, na programação de agosto, a palestra “Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento”, com o engenheiro Léo Heller que, atualmente, é pesquisador no Instituto Renê Rachou (Fiocruz/MG).

 

Especialista em recursos hídricos e saneamento, com uma longa carreira acadêmica e profissional nesse campo, Léo Heller foi Relator Especial da ONU com o objetivo de monitorar e relatar questões específicas de direitos humanos, no contexto global. De 2014 a 2020, investigou o acesso à água potável e ao saneamento em diversos países, nos cinco continentes, avaliando os desafios, obstáculos e violações de direitos humanos nessa área. Sua atuação contribuiu significativamente para aumentar a conscientização global sobre a importância dos direitos humanos à água potável e ao saneamento e para promover ações em prol da melhoria dessas condições.

 

Segundo o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, a presença do professor Léo Heller no contexto das comemorações dos 60 anos da empresa acrescentará uma visão profunda ao debate atual relacionado ao saneamento que passa por grande transformação, em nível nacional. “A partir de 2020, foi aprovada a lei 14.026 –  Novo Marco do Saneamento Básico, que priorizou a concessão do serviço de saneamento básico, até então predominantemente na mão do setor público, para a iniciativa privada. O professor Léo vai trazer para nós a experiência nos diversos países que visitou. São inúmeros relatórios e essas questões todas poderão ser debatidas entre a gestão pública e a gestão privada do saneamento básico”. Júlio Teixeira explica que hoje, na América Latina, há uma pressão pela privatização desses serviços, enquanto, na Europa, a pressão é o contrário, pela reestatização das empresas de água e esgoto.

 

AGENDA FÓRUM ESG

Data: Quarta-feira – 30 de agosto, das 19h às 21h30.

Local: Auditório do Moinho – Avenida Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino, 5º andar.

Inscrição: AQUI

 

Mais sobre o palestrante

A vivência do professor Léo Heller resultou no livro “Os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento”, no qual examina esses direitos à luz dos princípios de dignidade, igualdade, não discriminação, participação e sustentabilidade.

A obra abrange uma série de tópicos relevantes para entender a importância desses direitos e os desafios associados a eles como as desigualdades sociais, econômicas e de gênero que muitas vezes resultam em falta de acesso à água potável e ao saneamento, especialmente para grupos vulneráveis. Também discute o papel das empresas e do setor privado na prestação desses serviços, explorando questões como poluição, escassez de água e gerenciamento de recursos.

 

O Fórum ESG

O Fórum ESG é uma iniciativa do Moinho que visa estimular o debate, a conexão, o compartilhamento de boas práticas ambientais, sociais e de governança entre as organizações da cidade e região. Ao longo de todo o ano, em encontros mensais, temas relacionados aos pilares do ESG estão sendo apresentados por convidados das empresas parceiras: Ibiti Projeto, Instituto Vivart e Librar, Sebrae, Paraibuna Embalagens, Cesama, Inter Construtora, Nexa e Unimed. O Fórum ESG tem o apoio da Fiemg Regional Zona da Mata e da Prefeitura de Juiz de Fora.

 

Contatos para imprensa:

Carmen Calheiros – (32) 99195-2191