Notícias

Especialista em mudanças climáticas fala sobre Créditos de Carbono, no Moinho

Com apoio da Paraibuna Embalagens, Moinho apresenta um dos temas cruciais na mitigação do aquecimento global, no encontro mensal do Fórum ESG, no dia 26 de julho.

 

Com apresentação da Paraibuna Embalagens, o Fórum ESG traz a Juiz de Fora, no próximo dia 26 de julho, às 19h, no Moinho, o advogado André Castilho, especialista em Direito Ambiental e consultor jurídico para mercados de carbono na Laclima (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action) para falar sobre “Créditos de Carbono: oportunidades e perspectivas”.

 

O mercado de créditos de carbono é uma ação internacional de proteção ambiental para incentivar empresas e organizações, em todo o mundo, a reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa, implementando ações concretas de combate ao aquecimento global, contribuindo ainda para a geração de energia limpa e para a preservação dos recursos naturais, com o uso de fontes renováveis de energia, tecnologias mais eficientes, entre outras iniciativas.

 

Segundo André Castilho, no Brasil, “o tema dos mercados de carbono tem avançado a passos largos, existindo uma concreta perspectiva de regulamentação do assunto em âmbito nacional, no curto prazo. Diante de um mercado regulado, diversos setores cuja produção é intensiva na emissão de carbono serão afetados, deles sendo exigida a redução gradual e progressiva da emissão de gases de efeito estufa em todo o ciclo produtivo”.

 

 

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

A boa notícia é que os mercados de carbono representam também uma oportunidade de negócios para empresas e organizações de diferentes segmentos, portes, localização geográfica e estágio de desenvolvimento. “Para além da conformidade ambiental, as empresas poderão transacionar entre si excedentes porventura alcançados na redução das emissões, ou seja, aqueles que conseguirem superar as metas impostas, poderão comercializar o seu “superávit” com aqueles que não atingirem as metas”, explica o advogado.

 

Apesar de não ser recente, o tema ainda desperta muitos questionamentos e dúvidas sobre o funcionamento dos créditos de carbono (toneladas de CO2 poupadas), negociação em plataformas nacionais e internacionais, benefícios efetivamente gerados para o planeta, entre outros. No entanto, para o especialista é um caminho sem volta. “Podemos ter certeza de que o tema veio para ficar e, cada vez mais, todas as empresas passarão a ser cobradas pelas suas emissões. Como não é um tema fácil, tampouco rápido em atingir resultados, as empresas precisam estar por dentro do assunto desde já, a fim de construírem um planejamento de longo prazo e pensar novas estratégias em um cenário de emergência climática”, conclui.

 

 

AGENDA FÓRUM ESG

Data: Quarta-feira – 26 de julho, das 19h às 21h30.

Local: Auditório do Moinho – Avenida Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino, 5º andar.

Entrada: gratuita e aberta a todos os interessados no tema

 

Sobre o palestrante

Advogado especialista em Direito Ambiental pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde (IDPV), André Castilho é mestrando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Lyon 2, na França, instituições nas quais se graduou. É Consultor jurídico para mercados de carbono na LACLIMA – Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action, a primeira associação de advogados de mudanças climáticas na América Latina, onde também coordena um Grupo de Trabalho sobre “Resíduos e Clima”. Realiza pesquisas acadêmicas na área ambiental sobre responsabilidade civil ambiental, economia circular, gestão de resíduos sólidos e mudanças climáticas.

 

 

O Fórum ESG

O Fórum ESG é uma iniciativa do Moinho que visa estimular o debate, a conexão, o compartilhamento de boas práticas ambientais, sociais e de governança entre as organizações da cidade e região. Ao longo de todo o ano, em encontros mensais, temas relacionados aos pilares do ESG serão apresentados por convidados das empresas parceiras: Ibiti Projeto, Instituto Vivart e Librar, Sebrae, Paraibuna Embalagens, Cesama, Inter Construtora, Nexa e Unimed. O Fórum ESG tem o apoio da Fiemg Regional Zona da Mata e da Prefeitura de Juiz de Fora.

 

Contatos para imprensa:

Carmen Calheiros – (32) 99195-2191