Inovação

Segunda edição do Moinho Talks aborda inovação e criatividade nos negócios

André Medina e Renato Menezes no auditório do Moinho, na terça-feira, 4 de abril

 

A segunda edição do Moinho Talks – atividade que integra o programa Liderança para Novos Tempos, promovido em parceria com o Sebrae – trouxe ao auditório do Moinho, o gestor de inovação da Andrade Gutierrez, André Medina e o CEO da Viva Eventos, Renato Menezes, para debaterem entre si e com os participantes os temas inovação e criatividade.

 

Tem diferença entre esses dois assuntos? Renato Menezes afirma que sim. “Ambos são muito importantes e muitas vezes confundidos. A criatividade está ligada ao processo de pensar, de procurar insights para conseguir juntar elementos diferentes e criar conceitos e modelos de negócios novos.  A inovação sugere ação, é uma nova ação, está relacionada diretamente com empreendedorismo. Inovação é, portanto, colocar a criatividade em prática para alcançar o resultado”, explica.

 

Cultura da inovação

Tanto Medina quanto Menezes concordam que o maior desafio das organizações é implementar esses conceitos na prática uma vez que isso requer uma nova mentalidade, um novo mindset tanto da liderança quanto dos colaboradores. “O pilar central, defendem, é a cultura voltada para a inovação. “É preciso estabelecer um conjunto de princípios e valores que, na prática, através de ações, atitudes e símbolos permita que as pessoas – com suas diferentes características, habilidades e competências – consigam trabalhar em conjunto para cocriar novos projetos”, destaca Renato Menezes.

 

Por isso, segundo ele, a inclusão da diversidade e o estímulo à criação de um ambiente que valorize a autonomia, a capacidade e a contribuição de cada um são condições essenciais para as organizações inovarem. “Na Viva, a gente diz que o estagiário tem o mesmo direito de opinar que o CEO. Na verdade, é a busca pelo que faz mais sentido. Essa cultura com liberdade para que as pessoas consigam contribuir com o que elas têm de melhor é fundamental para que as empresas consigam, realmente, inovar e com rapidez”, afirma Renato Menezes.

 

André Medina ratifica o discurso e diz que a cultura da inovação é a base do sucesso das empresas mais competitivas e que se diferenciam no mercado. “É preciso pensar formas diferentes de fazer, não se acomodando com o que a gente faz no dia a dia, melhorar sempre. Esse o objetivo que devemos buscar a fim de resolver problemas de forma mais criativa e inovadora para trazer melhores resultados”, acrescenta.

 

Engajar lideranças e colaboradores

Engajar colaboradores e lideranças na pauta da inovação e no exercício da criatividade não é tarefa fácil, mas é uma ação extremamente necessária. Medina sugere que as organizações comecem com as pessoas que estão mais abertas à implantação de processos de inovação para que elas possam atuar como multiplicadores, quebrando as barreiras com aqueles que são mais resistentes às mudanças. “Vai começando aos poucos. É um trabalho demorado, é um passo a passo, trabalho de formiguinha, mas no final é isso que vai garantir a sustentabilidade da empresa como negócio”.

 

No encontro, os palestrantes compartilharam ainda exemplos pessoais e a trajetória das organizações que representam para que se tornassem referências em modelos de negócios inovadores e sustentáveis, transformando insucessos, fracassos e crises em oportunidades de fazer diferente e com melhores resultados. “Não se desperdiça uma boa crise”. A frase do estadista inglês Winston Churchill apresentada por André Menezes, da Viva Eventos, resumiu a mensagem principal da segunda edição do Moinho Talks. O próximo encontro já tem data marcada. Será no dia 4 de maio, com o tema “Negócios para o Desenvolvimento Sustentável”.

 

Liderança para Novos Tempos

O programa Liderança para Novos Tempos é uma correalização entre o Moinho e o Sebrae para oferecer às empresas da cidade e região, a oportunidade de capacitar gestores, a liderança e a média gerência para que a organização esteja preparada para crescer buscando novos patamares de produtividade e competitividade.

 

Além dos encontros mensais do Moinho Talks, em formato de bate-papo com nomes relevantes da cidade e do país, as 12 empresas participantes têm acesso a oficinas de Design Sprint, Criatividade, Metodologias Ágeis, Comunicação, Propósito, Vendas, Gestão de Recursos, entre outros, totalizando 76 horas de aprendizado. São elas: Apogeu, Campo Bom, Guiando, Herculano, IEEP, InUp, Nvoip, Supermercado Pais & Filhos, Petisco Raiz de Minas, Re/Max Palace, Ultrimagem e Viva Eventos.