Eventos

Moinho exibe curta metragens na pré-abertura de festival de cinema

Moinho exibe curta metragens na pré-abertura de festival de cinema Começa nesta segunda-feira, dia 21, o Primeiro Plano 2022 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que é uma realização do Luzes da Cidade – grupo formado por cinéfilos e produtores culturais. Para abrir simbolicamente o festival, o Moinho recebe nesta sexta-feira, 18, a Sessão Lanterninha, com a apresentação de oito curta metragens para alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Fagundes, em dois horários: às 8h e às 10h.Em sua 21ª edição, o evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.  

 

Ao todo, compõem o Primeiro Plano 24 filmes da Mostra Competitiva Mercocidades e 34 da Mostra Competitiva Regional Zona da Mata mineira. Nesta última, os filmes universitários selecionados concorrerão ao prêmio de R$ 10 mil. O vencedor ainda terá acesso a serviços de parceiros para a finalização de um novo curta, de até 20 minutos, que será exibido na edição 2023 do Primeiro Plano. Na Mostra Competitiva Mercocidades, o público-alvo é formado por diretores estreantes de países da América do Sul. 

 

Neste ano, 280 filmes foram inscritos, sendo 240 da Mostra Competitiva Mercocidades e 40 da Mostra Competitiva Regional. Diretora de comunicação do Luzes da Cidade, Marília Lima explica que o interesse dos realizadores pelo festival impressiona. “Recebemos filmes de todo o Brasil. Além disso, houve uma grande adesão das produções universitárias. E todos eles de produções maiores, fora do enredo focado no isolamento que acabou marcando o Primeiro Plano nos dois últimos anos”, avalia. 

 

Nesta edição, o Festival tem como temática “o retorno e o renascimento” por motivos diversos. “Tem o retorno do público ao cinema, assim como o renascimento de conjunturas políticas que nos dão expectativa para chegarmos a uma normalidade no curso das produções”, afirma Marília, ao citar os desafios e as dificuldades recentes de cenário para a cultura, no Brasil e no mundo.