News

Sete tendências do marketing digital, segundo o especialista Renan Caixeiro

Especializado em marketing digital, Renan Caixeiro participou de evento no Moinho e apresentou temas que nenhum empreendedor deve desconsiderar

 

Renan

 

Convidado da terceira edição da Conversa com Especialista, Renan Caixeiro abriu o jogo para uma plateia ansiosa por conhecer mais detalhes de um tema que está mexendo com o mundo dos negócios: o metaverso. Com dicas práticas para que os empreendedores já pudessem aplicar algumas delas em seus negócios, o especialista em marketing digital elencou sete tendências que não podem ser desconsideradas.

 

Não viu? Quer rever? Clique aqui.

 

Compilamos, nas palavras do próprio especialista, os temas indispensáveis para quem atua no mundo dos negócios. Vamos a eles.

 

  1. Esteja atualizado sobre a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD)

“Se você trabalha com marketing digital ou é uma agência ou qualquer outro serviço que envolva dados de clientes, a LGPD pode te pegar. A multa é muito alta, ela pode chegar, se não me engano, a 3% do faturamento da empresa, por causa de um dado de cliente que vazou ou se perdeu. A lei já está em vigor e, em breve, vão começar a surgir os primeiros casos, já que estamos falando em tendências. Converse com alguém que entenda de legislação e monte um plano para mitigar os seus riscos”.

 

  1. Google Analytics 4

“Quem tem site, tem que olhar o Google Analytics. É uma coisa básica saber como está o tráfego do seu site. A partir de junho de 2023, o Google Analytics como se conhece vai sair do ar. E a nova ferramenta, o Google Analytcs 4, tem que ser instalada o mais rápido possível para não perder os dados anuais. Essa ferramenta ajuda em uma integração melhor com a análise de dados, com o Googles Ads e também dá insights bem legais sobre o tráfego do site. Ela tem como foco a integração e a inteligência de dados”.

 

  1. Social Commerce

“Quem tem qualquer negócio de vendas, precisa olhar para o Social Commerce, com a oferta de produtos dentro do Instagram, do WhatsApp, sem precisar entrar nos sites. É uma tentativa para o cliente ficar dentro do ecossistema do Facebook, que é da empresa Meta. Isso é muito coisa muito interessante, porque provavelmente utilizará em seu negócio, se é que ainda não utiliza. É uma tendência, já que os usuários precisam de contato social”.

 

  1. No Code Startups

“Essa tendência é para a área de tecnologia. Hoje nem sempre mais é necessário contratar um programador. Você consegue criar um site, um aplicativo, um programa sem saber programar, sem código. O software sai mais rápido e fica mais barato”.

 

  1. WhatsApp Comunidades

“Já está disponível no mundo todo menos no Brasil. WhatsApp Comunidades permite colocar até 516 pessoas em um mesmo grupo. Assim como a criação de comunidades de grupos. São até dez grupos dentro de uma comunidade. Isso abre muitas oportunidades”.

 

  1. WhatsApp automações (oficiais)

“São as mensagens automáticas no WhatsApp. As empresas podem fazer disparo de mensagens automáticas para os clientes. Outro tipo de uso é ter um chat que, por exemplo, manda o link de uma reunião, pergunta se o cliente gostou ou não do produto. É muito útil para quem recebe muita ligação, faz muita reunião ou conversa e não tem como acompanhar o tempo todo. Essa ferramenta é importante. Antes só estava disponível para empresa grande e agora todo mundo pode configurar. Corre e tenta fazer primeiro”.

 

  1. Bônus: Metaverso

“Eu não falei do TikTok porque é óbvio que é preciso fazer alguma coisa nesta rede se você quer interagir com o público que está nela. Isso não é tendência, já está aí. O Metaverso não vai te afetar tanto amanhã, mas é bom ficar atento. É um dispositivo que te coloca no ambiente virtual, mas ainda é apenas o começo. Só colocando os óculos próprios para entender. Com o acessório, todo seu campo de visão fica dentro do programa, do sistema. Isso abre muito espaço e pode mudar muita coisa. No último Natal, esses óculos foi o segundo produto mais vendido nos Estados Unidos, o que mostra que um monte de gente no mundo inteiro já está utilizando essa rede”.

 

Acesse: Coworking do Moinho