News

Moinho inicia o ciclo 2023 do Fórum ESG com palestra sobre Nova Genética Empresarial

Na quarta-feira, 26 de abril, às 19h, o Moinho recebe João Bernardo Valentim Casali para a palestra Nova Genética Empresarial. O evento marca a abertura das atividades do Fórum ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) – Ciclo 2023 – cuja primeira edição está sendo oferecida em parceira com o Ibiti Projeto – trazendo para a cidade a agenda que mobiliza mercados, empresas, instituições e governos no mundo inteiro, na atualidade.

 

Qual o novo formato da empresa do século 21? Como usar os negócios como força de transformação econômica para o território, para as pessoas e para o mercado? Como criar mercados que geram impacto social e ambiental positivo? Como mensurar o impacto da empresa e estabelecer planos de evolução integrando as práticas ESG? Como transformar a governança das empresas focada no capitalismo para os acionistas para uma empresa que gera valor para todos os stakeholders da sua cadeia: consumidores, clientes, fornecedores, comunidade, trabalhadores, entre outros. Estas são algumas das perguntas que João Bernardo Valentim Casali vai responder, no dia 26.

 

“A base desse conteúdo é iniciar um trabalho de conscientização, compartilhando fatos, histórias e dados relevantes sobre crise climática, desigualdade, trazendo aí dois dos principais pilares dos nossos desafios socioambientais e econômicos. A partir daí, contar um pouco de como nossos negócios estão usando sua força para transformar esses mercados e solucionar alguns desses desafios”, explica João Bernardo ao acrescentar que também serão tratados temas como o Movimento B, oportunidades e soluções práticas para as questões abordadas.

 

 

Sobre o palestrante

João Bernardo Valentim Casali é empreendedor, ativista e consultor de impacto positivo para negócios, políticas públicas e territórios.  Tem Mestrado em Economia Regenerativa na Schumacher College no Reino Unido, é especialista em gestão ambiental pela COPPE-UFRJ empreendedorismo pela FGV, designer em sustentabilidade pelo GAIA Education e advogado pela PUC Rio. Foi pesquisador residente nas universidades Panthéon-Assas em Paris e Tor Vergata em Roma; educador do PNUD para Rio+20 e consultor do Núcleo de Meio Ambiente da Puc Rio.

Hoje lidera a Empresa B NATIVA na América Latina e é Co-fundador da Iönica. Atua como Conselheiro do Sistema B Internacional e Conselheiro Global da Well Being Economy Alliance. É ainda Membro da Catalyst 2030, da Rio de Impacto, do Viva Água, da Global Solutions Initiative, da Economia de Francisco, além de ser Fellow Alumni da Young Leaders of America Initiative.

 

 

O Fórum ESG

 

O Fórum ESG é uma iniciativa do Moinho que visa estimular o debate, a conexão, o compartilhamento de boas práticas ambientais, sociais e de governança entre as organizações da cidade e região. Ao longo de todo o ano, em encontros mensais, temas relacionados aos pilares do ESG serão apresentados por convidados das empresas parceiras: Ibiti Projeto, Instituto Vivart e Librar, Sebrae, Impacta, Cesama, Inter Construtora, ArcelorMittal e Unimed.

O Fórum ESG tem o apoio da Fiemg Regional Zona da Mata e da Prefeitura de Juiz de Fora.