Empreendedorismo

Praça é o terceiro “P” do marketing apresentado na Jornada da Rede Empreendedora

A publicitária Ciane Lopes foi a convidada para conversa com os empreendedores   

 

A Jornada da Rede Empreendedora chegou ao seu terceiro encontro com a participação da publicitária e especialista em Marketing Digital, Ciane Lopes, que apresentou conteúdo sobre Praça dentre os conceitos dos 4P’s (preço, produto, praça e promoção) do marketing. Ela, que atua há mais de 15 anos como estrategista, consultora e facilitadora de treinamentos, ressaltou a importância da Rede Empreendedora para networking. Quando os empreendedores se juntam, conseguem ter visão mais ampla de seus negócios, contribuindo para o fortalecimento e a adoção de novas iniciativas.  

 

Ciane destacou que considerar canais de distribuição, pontos de venda, regiões de interesse, locais para estoque, frete e logística são importantes, porque impactam na oferta do produto, na forma de comunicar com o cliente e na escolha dos melhores canais para alcançar o público alvo. A publicitária explicou, ainda, como o empreendedor deve escolher sua praça, sua região de atuação, mesmo quando o negócio é só virtual.  

 

“Seria muito bom que nós tivéssemos todos os aspectos perfeitos para comercializar nosso produto, mas, infelizmente, isso não acontece. Por isso, vamos adequando as técnicas às nossas realidades. O primeiro ponto é conhecer o seu público, entender se o seu produto ou serviço fica próximo do maior perfil de compra. Além disso, é fundamental se importar com a visibilidade, para identificar se o produto ou serviço possui a vitrine adequada e se isso facilita a compreensão do negócio, uma vez que o objetivo é chamar ainda mais a atenção do cliente, aproveitando ao máximo as oportunidades de ampliá-la”, explica.  

 

A publicitária também abordou outros pontos que são relevantes em relação à Praça, como, por exemplo, ser acessível, ter fluxo de pessoas (tráfego é importante em meio físico ou virtual), presença da concorrência, potencial de crescimento e até mesmo o cuidado com os detalhes que podem impactar o negócio, como a poluição sonora. É imprescindível ainda avaliar a infraestrutura e a segurança. “Outro fator muito importante é o investimento em dados. O geomarketing é um setor de pesquisa do marketing que apoia as empresas na escolha da melhor região e localização para seus negócios”, observa Ciane.  

 

O atendimento, segundo a especialista, é fundamental para conquistar e manter o cliente. De acordo com pesquisa da América Society Quality (ASQ), entidade que é referência mundial em estudos de práticas e ferramentas voltadas à qualidade, o mau atendimento e a indiferença são responsáveis por 65% na perda de vendas pelas empresas.  

 

Como especialista em WhatsApp Business, Ciane ainda explicou como usar a ferramenta da melhor forma possível para aumentar o faturamento, assim como abordou sobre os erros mais cometidos pelos empreendedores. Para finalizar deu as seguintes dicas extraídas do livro “Os quatro compromissos”, de Don Miguel Ruiz. “Seja impecável com a sua palavra, não leve nada para o lado pessoal, não tire conclusões e dê sempre o melhor de si”.