Empreendedorismo
Moinho LAB fomenta o empreendedorismo, gerando oportunidades para nove startups
Jornada de capacitação e mentorias oferecidas às selecionadas já impactam positivamente os novos negócios, abrindo oportunidades no universo corporativo
Hub de inovação orientado pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Moinho LAB busca, por meio de conexões com empresas e organizações nacionais e internacionais, estimular o protagonismo, a convivência e a colaboração, para gerar impacto positivo e prosperidade: de Juiz de Fora para o mundo. Nove iniciativas empreendedoras integram o programa iniciado em maio deste ano, e várias já colhem os frutos da aceleração. É o caso da Oxe Online que acaba de ser classificada para a segunda etapa do Garagem BNDES que tem a missão de impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais.
Startup de recrutamento e seleção por vídeo apresentação inclusiva, a Oxe Online é uma plataforma digital que pretende assegurar mais assertividade e menos tempo aos processos de contratação das empresas. As sócias Érica Ferraz e Samira Cardoso acreditam que o modelo de currículo por escrito transmite frieza e não traduz as reais características dos candidatos à vaga. O mesmo, afirmam, não se pode dizer das apresentações em vídeo.
“Nos sentimos parte do ODS 8 que tem como objetivo promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos. Participamos do processo do Moinho LAB, porque vimos possibilidades para o setor de tecnologia na região. Tem sido incrível participar das mentorias, das conversas com especialistas, além da vivência com outras incitativas e profissionais”, observa Érica, ao destacar que essa base foi decisiva para a inscrição no programa Garagem do BNDES. Das 605 iniciativas inscritas, somente 50 serão selecionadas em todo país. Érica garante que a classificação já indica o potencial da OxeOnline, assim como é um grande incentivo para seguirem com o negócio.
“Essa ação do BNDES não é para capital. É um programa de mentoria e, por isso, é extremamente importante para uma startup estar inserida nele. Nos inscrevemos para desenvolver ainda mais nosso MVP (Mínimo Produto Viável), que é a versão mais simples de um produto com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento. Nós somos um MVP testado, validado, porém, a gente ainda tem muito trabalho para fazer na plataforma, para que ela saia desse modelo. Precisamos realmente agregar mais funcionalidades e desenvolver o nível técnico da plataforma”, explica Érica, satisfeita, enquanto aguarda a definição final do programa do BNDES nos próximos dias.
Estrutura física do Moinho é diferencial e agrega valor
Além da Oxe Online, o Moinho LAB abriga a Eclo, Para Elas Mobilidade, Financeiramente Pleno, Holy, Jump in business, Recicla Mais, Intelus e Pouper. A primeira delas, a Eclo, é uma empresa de compostagem urbana com o objetivo de promover impacto social positivo que respeite o meio ambiente. Por meio da coleta e compostagem de resíduos orgânicos em casas e empresas, busca também a transformação da consciência social em relação à conservação do planeta. Já são quase três anos de atividade e o alcance de mais de 70 famílias.
“O hub de inovação do Moinho, além de trazer muita visibilidade, também nos conecta com outras iniciativas que potencializam nosso trabalho. O Moinho nos ajudou a fazer mais contatos, a ganhar mais clientes e a fortalecer a imagem da nossa marca, assim como tem sido um estímulo importante nesse início que é tão difícil”, observa umas das idealizadoras da Eclo, a empreendedora Luísa Carneiro.
A startup Para Elas Mobilidade nasceu com o propósito de facilitar o deslocamento e a segurança pública nas cidades, por meio de um aplicativo de transporte particular urbano, desenvolvido exclusivamente para o gênero feminino.
“Temos a missão de provar que é possível uma plataforma de compartilhamento de viagens gerar bons rendimentos para as motoristas sem ser exploratória, abrindo oportunidade para as mulheres entrarem no mercado de transporte por aplicativo. Um serviço em que a mulher é prioridade o tempo todo”, explica a sócia Hyamanna Souza. Ela acredita que sem conexões nenhum negócio sobrevive, por isso é tão importante estar no Moinho.
“Ter à disposição uma estrutura de Primeiro Mundo trouxe a oportunidade de receber para reuniões empresas dos estados do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo. Isso sem deixar de mencionar a mentoria de marketing que, atualmente, não teria recursos financeiros para investir”.
Hub injeta ainda mais inspiração aos projetos
Com mais de 150 usuários entre mentores, empreendedores nacionais e internacionais cadastrados em sua plataforma digital, a Jump in Business está aproveitando a oportunidade oferecida pelo Moinho para expandir seu mercado de atuação. A idealizadora do marketplace que conecta empresários e especialistas, com a finalidade de promover o desenvolvimento do negócio, Sabrina Castro, explica que “conhecer novos empreendedores e trocar experiências têm sido o mais valioso na experiência”.
“O fato de estarmos alinhados com os novos conceitos de gestão, estratégia e ética nos traz total desenvoltura para lidar com os problemas que nos propomos solucionar. O network que o Moinho oferece nos faz ter acesso a ferramentas para criar soluções cada vez mais inovadoras e diversas”, acrescenta Emanuel Almeida, um dos idealizadores da Holy, empresa que visa promover saúde e qualidade de vida, unindo pesquisadores e pacientes, para assegurar acessibilidade e segurança em tratamentos feitos com medicina psicoativa e superalimentos.
“Nós já atuamos no mercado de coleta de óleo de cozinha há 7 anos. Porém, identificamos que o mercado residencial é pouco explorado, mesmo sendo o maior gerador em volume quando comparado ao mercado comercial. Por isso, criamos a Recicla Mais que tem como missão criar uma solução eficaz, prática, vantajosa para o público e viável economicamente”, explica o sócio Clóvis Alvim, entusiasmado com o avanço obtido pela experiência no Moinho.
“Nossas pesquisas de desenvolvimento por municípios mais sustentáveis e inteligentes já duram mais de 12 anos, e a busca por uma comunidade e ou espaço que tivesse o mesmo propósito nos trouxe até o Moinho. Essa parceria nos proporciona a consolidação e a aceleração dos nossos projetos dentro e fora de Juiz de Fora”, observa o sócio da Pouper, Leonardo Alencar. A startup está focada em reduzir o desperdício de medicamentos comprados pelas prefeituras, considerando o prazo de validade. Para isso, desenvolve um aplicativo com diversas soluções integradas.
Tanto a Intelus, com sua plataforma BigData que utiliza a inteligência artificial para gerar análise e previsões ao segmento da saúde, quanto a Financeiramente Pleno, voltada para estimular o relacionamento positivo entre emoção e finanças a seus associados, a fim de gerar mais riqueza e prosperidade a pessoas e empresas, percebem suas iniciativas ganharem mais fôlego com o apoio do Moinho LAB. A expectativa é que, em breve, conquistem mais espaço no universo corporativo e consolidem suas marcas, relacionando-as à inovação e à promoção de impacto social positivo.