Innovation

Para o Moinho, inovar é gerar valor para a sociedade do século 21

 

Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi fundado por 42 grandes empresas do Rio Grande do Sul

 

Elas são fontes de inspiração nas ações de prospecção e benchmarking para o desenvolvimento do hub de inovação do Moinho. Consolidadas, iniciativas, como Instituto Caldeira, Onovolab e Órbi Conecta fomentam a criação de ecossistemas inovadores em diferentes estados brasileiros, a partir do princípio básico da colaboração e da cooperação. Unindo marcas tradicionais, governos, universidades e startups conseguem aproveitar as potencialidades de cada segmento, para incentivar novas formas de se fazer negócios e prosperar, tendo conceitos como ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como norte.

 

Mas o que é de fato inovação e por que ela e tão vital para nossos dias? Muito mais do que um fenômeno tecnológico, inovar significa romper com modos arraigados de pensar e agir, sendo, portanto, muito mais um fenômeno de transformação social. Daí, porque acredita-se que seja tão difícil de ser colocada em prática, graças à sua relação direta com a transformação, sobretudo do pensamento, enquanto as crenças que caracterizam o mundo dos negócios ainda estão fortemente ancoradas em modos ultrapassados de produção sem conexão com as propostas da sustentabilidade. Inovação, antes de tudo, requer criatividade e coragem, para traçar um caminho que implique na geração de valor para uma nova economia. A economia do século 21.

 

Estes são os principais embasamentos que levam o Moinho a prospectar hubs de inovação no Brasil, como o Instituto Caldeira, em Porto Alegre (RS), Onovolab, em São Carlos e Indaiatuba (SP), o Civi-co e o OásisLab, em São Paulo (SP), Orbi, P7 Criativo e Mining Hub, em Belo Horizonte (MG), ACATE, em Florianópolis (SC), e Hotmilk e Vale do Pinhão, em Curitiba (PR). Já no exterior, a inspiração vem do LxFactory (Lisboa), Station F (Paris) e Base (Milão).

 

Pelo que representam para o ecossistema da inovação no Brasil, vale a pena um breve mergulho para conhecer alguns deles.

 

Instituto Caldeira

Sem fins lucrativos, conecta pessoas e iniciativas, através de um hub de inovação e sua comunidade que busca maior competitividade e o fomento do ecossistema da nova economia. Fundado por 42 grandes empresas do Rio Grande do Sul, seu propósito é impulsionar transformações positivas e concretas no estado, tomando como base a inovação. O Caldeira conecta grandes marcas, startups, universidades e poder público, para promover a transformação digital dos negócios e o fomento do ecossistema gaúcho.

Conheça: institutocaldeira.org.br

 

ONOVOLAB

“Gente normal não muda o mundo”, diz uma das frases em destaque no site do ONOVOLAB. Um ecossistema de inovação que reúne comunidades de inovadores em cinco cidades do interior de São Paulo e em Porto Alegre (RS) capazes de reunir diferentes “espécies” dispostas a fomentar e desenvolver inovação. Entre elas, universidades, entidades de fomento, startups e corporações que desfrutam de serviços, como ambientes compartilhados, calendário de eventos e marketing place.

Conheça: onovolab.com

 

Órbi Conecta

Um dos pioneiros no Brasil, é um hub de inovação e empreendedorismo digital sediado em Belo Horizonte. Foi fundado em 2017 pela comunidade de startups San Pedro Valley, juntamente com três grandes empresas mineiras: Inter, MRV e Localiza. O Órbi Conecta se apresenta como lugar para gerar conexões e construir futuros desejáveis, aproximando startups, corporates e talentos para impulsionar o mercado de tecnologia e inovação. Seus três pilares são o Órbi for Startups, o Órbi for Corporates e o Órbi Academy.

Conheça: orbi.co