Events

Palestra sobre protagonismo gay e atos performáticos de gênero movimenta o Moinho na Semana Raibown

Semana RainbowNo próximo dia 18, às 15h, durante a Semana Rainbow em Juiz de Fora, a diversidade estará em pauta no Moinho com a realização da palestra “O protagonismo gay e os atos performáticos de gênero”, com a Miss Mato Grosso Gay, Muriel Lorensoni, que desembarca na cidade, para participar também do tradicional Miss Brasil Gay dois dias depois. Por ter vencido o concurso estadual em 2021, ela representará seu estado na competição nacional.

 

“O Miss Brasil Gay acontece há 40 anos e nasceu em plena ditadura militar. É um ato de resistência e militância que reúne pessoas de todo o Brasil. É uma cerimônia muito potente em todas as esferas, tanto política quanto de capital pelos recursos que movimenta”, observa Muriel, que decidiu investir no transformismo, durante o período em que cursava doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Apaixonada por tudo o que se relaciona a moda e a beleza, Muriel buscava referências que envolvessem também gêneros para seu estudo de caso. Foi aí que se deparou com o concurso gay estadual e, mais especificamente, com o trabalho dos transformistas. Ao explorar o tema, percebeu que teria melhores resultados se passasse por uma experiência mais objetiva.

 

Em 2017, participou pela primeira vez do Miss Gay Mato Grosso. Não ganhou, mas chamou atenção de coordenadores do evento, assim como do público. O resultado foi suficiente para seguir motivada a levar sua arte para outros concursos, sempre atrelada ao desejo de fortalecer ainda mais sua tese na UFMT. O esforço valeu a pena. Quatro anos depois, Muriel venceria a disputa estadual, abrindo espaço para sonhar ser a Miss Brasil Gay, na próxima semana, em Juiz de Fora.

 

A decisão do Moinho em ceder espaço para a realização da palestra com Muriel está diretamente relacionada ao seu propósito. “A diversidade é uma pauta importante para nós. Essa agenda tem se mostrado prioritária na sociedade, diante do agravamento da discriminação e da violência contra mulheres, pessoas negras e a população LGBTQIA+”, observa a Gestora de Comunicação do Moinho, Carmen Calheiros.

 

“Uma das melhores formas de se aprender sobre um tema é dando espaço e voz para que essas informações venham diretamente da fonte. Assim, temos a oportunidade de escutar estudiosos, pesquisadores e criadores de conteúdo que refletem sobre suas próprias vivências e experiências. Isso enriquece e aprofunda o debate. O Moinho, como lugar da vida coletiva, também está inserido nesta pauta ”, finaliza.

 

AGENDA

 

18 de agosto, às 15h, no auditório do Moinho

 

Palestra – “O protagonismo gay e os atos performáticos de gênero”, com a Miss Gay Mato Grosso, Muriel Lorensoni

 

Entrada Franca – não é necessário fazer inscrição