ODS/ESG

Moinho é case do Fórum Mundial de Regeneração do Planeta em painel sobre Economia Regenerativa

O Moinho é case no Fórum Mundial de Regeneração do Planeta – Ano Zero realizado em Ibitipoca (Lima Duarte), entre 19 e 23 de junho. O evento é uma iniciativa do Ibiti Projeto e reúne nomes nacionais e internacionais para conversas sobre premissas e atitudes práticas de transformação e visão de mundo, com foco na regeneração. Entre as presenças, destaque para a idealizadora do @menos1lixo, ativista ambiental e autora do livro “Homo Integralis, uma nova história possível para a humanidade”, Fê Cortez, e o sócio fundador e CTO da R & S BLUMOS, Fernando Santana.

 

“Regenerar é a palavra necessária. Deixar a natureza retomar seu espaço com a dimensão do equilíbrio entre ser humano, planeta e economia”, propõe os organizadores. “O momento é de conscientização e ações práticas. De reflexão e decisões. O que queremos para o mundo daqui para frente somos nós que iremos construir. É uma longa caminhada, que já começou com muitos passos”, acrescentam. Um desses passos é o empreendimento localizado na Zona Norte de Juiz de Fora.

 

Apresentado pela CEO, Rita Rodrigues, o case do Moinho integrou a programação do painel sobre Economia Regenerativa introduzido pelo representante do Sistema B, Tomás de Lara, pela ativista Fê Cortez, e pelo fundador e CEO da Recode, Rodrigo Baggio. Rita abordou toda a história de concepção do polo de empreendedorismo, inovação e criatividade caracterizado como lugar da vida coletiva e ancorado em quatro eixos temáticos: saúde, educação, moradia e conveniência.

 

Em sua participação, a CEO destacou ainda o projeto de engenharia com o uso da técnica de retrofit que permitiu manter boa parte das instalações originais do antigo Moinho Vera Cruz, evitando desperdício de recursos naturais e reduzindo consideravelmente a geração de resíduos da construção civil. Além de Economia Regenerativa, o Fórum Mundial de Regeneração do Planeta – Ano Zero também aborda temas, como parentalidade (pais melhores para um mundo melhor), educação consciente, alimentação (pro ser humano e pro planeta), meio ambiente e ser humano.

 

Para saber mais sobre o evento, siga @forumregeneracao no Instagram.