Notícias

Moinho promove “Dia da Inovação”, evento que que busca aproximar o setor produtivo e o conhecimento acadêmico.

O evento “Dia da Inovação” surgiu a partir de uma parceria do Moinho com IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação – VUEI da UFJF, Centro Industrial e empresas dos setores de saúde e indústria da cidade.

A proposta é fomentar a inovação em Juiz de Fora, promovendo uma oportunidade única de conexão entre os setores de saúde e indústria e projetos acadêmicos selecionados, que podem impactar na melhoria dos processos e redução de custos através da tecnologia.

O projeto VUEI da UFJF, também é parceiro do evento e tem como um dos principais objetivos contribuir para o desenvolvimento dos territórios por meio da aproximação e realização de ações conjuntas entre mercado e academia. A coordenadora do projeto, Cristina Dusi, ressalta que “Nossa participação nesse evento, que traz para o palco importantes atores do ecossistema de inovação – pesquisadores, empresários, fomentadores, startups – cumpre esse e outro objetivo também importante: estimular a criação de projetos e negócios inovadores”.

A partir desta troca entre o conhecimento prático e o acadêmico será possível, ainda, o desenvolvimento de novas pesquisas e soluções tecnológicas que atendam às necessidades gerenciais e operacionais reais do setor produtivo, favorecendo o desenvolvimento e crescimento da economia local.

Segundo Flávia Gonzaga, Presidente do Centro Industrial de JF, a parceria com o Moinho no desenvolvimento de projetos como este irão ampliar o crescimento e as oportunidades de inovação para o setor industrial de nossa cidade e região. “A ideia é unir a força da indústria e o conhecimento técnico das instituições de ensino superior na busca do desenvolvimento de projetos estratégicos entre si. Juntos podemos transformar e evoluir.”, afirma ela.

 

PROGRAMAÇÃO DO “DIA DA INOVAÇÃO”
O evento “Dia da Inovação” acontecerá no Auditório do Moinho, no dia 19 de outubro, às 18h, e será composto por dois momentos:

A partir das 18h, tem início a Expo Tech, uma mostra interativa de projetos inovadores desenvolvidos por alunos dos cursos de Engenharias Elétrica e Mecatrônica, Sistema de Informação, Metalurgia e Física do IF Sudeste MG. Os projetos apresentados serão das áreas de Controle, automação e instrumentação; Inteligência Artificial e computação; Prototipagem 3D e Energias Renováveis e Eficiência Energética.

Em seguida, às 19h30, serão apresentados os cases “Desenvolvimento de plataforma de gameterapia sensorizada para auxílio na reabilitação de equilíbrio de pacientes amputados” e “Caracterização de materiais e otimização de processos para garantir a qualidade e evitar refugo na indústria”, encerrando a noite com um painel para interação e esclarecimento de dúvidas.

 

DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO
O Dia Nacional da Inovação foi instituído em homenagem ao feito do aeronauta e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que realizou em 19 de outubro de 1901 um voo com o dirigível N-6 em torno da Torre Eiffel, em Paris, que o faria vencer o prêmio Deutsch e se tornar um dos maiores inventores brasileiros.

 

Data: Quinta-feira – 19 de outubro, das 18h às 21h.
Local: Espaço Conectar – Auditório do Moinho – Avenida Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino, 5º andar.
Contato: Fernanda (32)99925-5053