Empreendedorismo

Rede Empreendedora encerra 2022 com Pitch

Rede EmpreendedoraA Jornada da Rede Empreendedora chega ao seu último encontro nesta segunda-feira, dia 12. Após a expressiva participação nos eventos que abordaram os 4 P’s do marketing (preço, produto, praça e promoção), os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços, durante a realização de um Pitch. Cinco jurados avaliarão as performances dos inscritos para essa etapa, a partir dos seguintes critérios: inovação, contribuição, social, desenvoltura, clareza no projeto e empenho nas atividades propostas. O vencedor ganhará uma consultoria para desenvolver e potencializar ainda mais seu negócio.

 

“Acreditamos que a Jornada tenha sido de muito crescimento. Ela terá uma finalização bem festiva. Todos os participantes vão receber certificado pelo envolvimento e comprometimento. Foi um projeto inspirador que conseguiu trazer a perspectiva e a importância de se estar em constante troca, vivendo em comunidade”, pontua o Gestor de Comunidade do Moinho, André Noronha.

 

A estrategista de marketing digital, Ciane Lopes, será uma das avaliadoras do Pitch. Ela, que fez palestra sobre o tema “Praça” durante a Jornada, espera apresentações simples e objetivas, mas que incluam as principais informações. “O segredo de um bom Pitch é usar muito bem o tempo, para apresentar coisas que, às vezes, são complexas. Apresentar um negócio em tão pouco tempo é realmente um desafio. Por isso, a minha dica é uma apresentação simples”, observa Ciane.

 

Segundo ela, “é preciso contar uma história bem envolvente, incluindo todos os elementos que um investidor ou quem está na plateia precisa saber sobre pontos de inovação, além de números que viabilizam a solução, o problema que ela resolve para o cliente, para o mercado em que está inserida. O impacto socioambiental não pode faltar e nem a maneira de conectar, porque precisa despertar o desejo das pessoas, a vontade de estarem juntos, de comprar a solução”.

 

“Além dos critérios já selecionados pela comissão, que são bem interessantes para analisar, vou observar o potencial do produto/serviço no mercado. Espero realmente conseguir visualizar isso de forma muito clara. Quem conectar todos esses pontos, tendo um produto ou uma solução viável, tanto economicamente quanto pelo ponto de vista da criatividade, da inovação e do impacto, vai levar as minhas melhores notas”, antecipa a estrategista.

 

Momento de celebrar e compartilhar

 

Mesmo os empreendedores que não se inscreveram para o Pitch devem participar do último encontro do ano que será também a celebração pelo fim da jornada que todos construíram juntos. Além das apresentações, o momento também será marcado pela presença de consultores do Sebrae que compartilharão informações relevantes sobre Microempreendedor Individual (MEI) e sobre oportunidades de conexões e parcerias.

 

“A Rede Empreendedora é um projeto que posiciona o Moinho como um polo de inovação, empreendedorismo e criatividade, identificando, claro, uma singularidade presente na Zona Norte. Atraímos esses empreendedores no primeiro semestre do ano de 2022, e realizamos alguns encontros, para entender quais eram os principais desafios e as demandas dessa rede. Nosso objetivo era e continua sendo o de construir uma comunidade, para a busca de soluções coletivas”, observa André, satisfeito por terem alcançado a meta de forma tão participativa, uma vez que mais de 130 empreendedores se envolveram com as atividades da Rede durante o ano.